Ir de férias não tem de implicar um rombo na carteira, hoje em dia é possível reunir bastantes opções para conseguir umas férias baratas.

Toda a gente precisa de um tempo para lazer e descanso, em Portugal, poupar nas férias é quase um imperativo para que consigamos aliar o lazer à gestão do orçamento, sempre mais apertado do que o desejado.

Deixamos aqui algumas dicas para quem procura férias baratas, para que possa aproveitar ao máximo as suas próximas férias, ao mesmo tempo que consegue aproveitar para poupar nas suas opções.

ferias-baratas-algarve


1. Tente ser flexível nas datas e horários das suas férias

Apesar de normalmente ser um desafio para a maior parte das pessoas, sempre que possível, viaje em épocas baixas e/ou fora dos fins-de-semana. Experimente, também, dias e até horas diferentes do que é mais comum para viajar. Se viajar por exemplo às quartas ou quintas-feiras, deverá ficar mais barato do que às sextas ou sábados. A mesma lógica aplica-se ao escolher, por exemplo, os meses de junho ou setembro em vez do muito requisitado mês de agosto. Nos horários menos procurados, os voos costumam também ser mais baratos. Faça simulações e encontre a melhor combinação, há situações em que pode ser mais vantajoso partir ao fim da tarde em vez de manhã cedo, podendo direcionar o valor que poupa no voo para mais uma noite de alojamento, conseguindo assim aproveitar o fim de tarde no seu destino enquanto poupa.

No portal wOne.pt encontra um comparador de Voos + Hotéis, que lhe permite comparar Voos em centenas de companhias e Hotéis em diversos sites de reserva. Assim, compara entre os diversos sites de reserva e tem a certeza que está sempre a pagar o menor preço para cada serviço.

2. Trate de tudo com antecedência

No planear é que está o ganho! Defina com bastante antecedência o seu destino e o orçamento disponível para as suas férias. Tente planear o máximo que conseguir antecipadamente, fazendo um plano de férias completo, podendo assim acompanhar a progressão dos preços e adquirir antecipadamente a sua viagem. Se já tiver a sua viagem planeada com bastante antecedência, pode aproveitar preços e campanhas promocionais, que normalmente surgem meses antes das datas desejadas para as férias.

Ao planear com antecedência, ganha também a possibilidade de acompanhar descontos e oportunidades locais para a data em que vai viajar. Por exemplo, se vai de férias para o Algarve, pode adquirir um bilhete para o Zoomarine a pouco mais de metade do preço, adquirindo o voucher na internet antes de partir e levando o mesmo impresso na sua viagem. Desta forma está a contribuir para conseguir umas férias mais baratas, não deixando de aproveitar ao máximo as atividades e outros serviços disponíveis no seu destino.

3. Compre pela internet

Esta dica surge na sequência da anterior, ao fazer as suas compras pela internet, aproveita preços bastante mais competitivos e com taxas reduzidas comparativamente. Os preços da bilheteira física ou balcão são normalmente superiores aos que se praticam se adquirir o seu bilhete e estadia online. Na maioria dos casos basta imprimir o seu bilhete/voucher e entregar na altura do check-in.

Esta sugestão não se limita ao bilhete de avião e estadia, é válida também para entradas em parque temáticos, museus e outro tipo de bilhetes (também mais reduzidos quando compra na internet antecipadamente), bem como vouchers para restaurantes e outros serviços. Desta forma usufrui dos mesmos serviços mas a um preço mais reduzido, sendo esta uma das principais vantagens de planear uma viagem com antecedência, permitindo assim pesquisar e conseguir umas férias ainda mais baratas, sem prescindir de tudo o que gostaria de visitar ou conhecer.

4. Leve o que conseguir

Em vez de comprar no destino de férias onde os preços podem ser superiores, opte por levar o máximo que conseguir, dentro de um limite razoável e que não implique custos a mais com bagagem. Se viajar de carro esta dica é particularmente útil, arranja-se sempre mais um espaço na bagagem. Para viagens de avião parece algo mais complicado à partida, ainda assim há algumas coisas que, dependendo do destino, vale a pena considerar. Exemplo disso são os protetores solares ou os medicamentos básicos que podem vir a ser necessários. Se tiver uma dor de cabeça, vai certamente querer ter à mão um comprimido para as dores, consoante o destino, pode refletir-se numa boa poupança se tiver que adquirir o mesmo numa farmácia local ou mesmo no aeroporto.

5. Junte a família e/ou amigos

Por vezes, juntar um maior número de pessoas pode ser uma boa ideia para conseguir umas férias baratas. Alugar um apartamento maior para todos e dividir os custos do alojamento pode sair muito mais em conta do que ficar num hotel ou num alojamento para menos pessoas. Poderá desta forma conseguir poupar também nas refeições, visto que muitos alojamentos deste tipo têm cozinha equipada. Além disso, as suas férias podem ficar ainda mais animadas ao juntar os familiares e/ou amigos, podendo assim proporcionar umas férias agradáveis e memoráveis, visto que ao partilharem locais e momentos de lazer, ajudará certamente a tornar as férias ainda mais inesquecíveis para todos. Consegue assim umas férias mais baratas, sem sacrificar em nada a qualidade ou destino desejados.

Se conciliar o calendário dos seus amigos e família costuma ser uma difícil tarefa, pode usar o COMBINAKI que o irá ajudar a encontrar as melhores datas e determinar as opções favoritas para o grupo.

6. Use os descontos

Parece evidente que para conseguir umas férias baratas devemos usar descontos. Ainda assim, há ainda muitas pessoas que não os usam para conseguir com que as férias fiquem efetivamente mais baratas no final de contas. Há até quem já utilize os descontos no seu dia a dia, para restaurantes, atividades de lazer, bilhetes, entre outros serviços, mas quando chega a altura das férias, por estarem fora da sua zona de residência, ou outros variados motivos, esquecem-se ou não ponderam esta oportunidade. Usar sites de descontos para encontrar e usufruir de serviços locais pode fazer toda a diferença na contas finais das suas férias, permitindo esticar o orçamento e utiliza-lo para mais opções de lazer. Neste ponto um motor de busca de descontos, como o wOne.pt, pode dar uma grande ajuda, visto que reúne milhares de descontos de vários sites num só sítio. Encontrará assim descontos locais em quase todas as grandes cidades de Portugal e Espanha. Depois de pesquisar no Google por locais, atrações turísticas, moradas, entre outras coisas, pode dar uma vista de olhos no wOne.pt para ver se encontra descontos para esses mesmos serviços ou atrações turísticas, podendo até mesmo encontrar novos espaços ou sugestões do seu interesse.  Pesquise, compare e aproveite para poupar, conseguindo assim umas férias mais baratas mas com direito a tudo o que merece!

7. Escolha destinos menos conhecidos

Se quer poupar nas suas próximas férias, nada melhor do que ter este ponto em mente na altura de escolher o seu destino. Ao escolher destinos menos conhecidos e populares, aumenta as hipóteses de conseguir melhor preços para a sua viagem, principalmente se quer viajar em época alta. Em norma, a menor procura de um destino, traduz-se em preços mais convidativos, sendo possível encontrar férias de qualidade semelhante a outros destinos mas a um preço bastante inferior. Assim, na altura de planear as suas férias, tenha isto em mente e deixe-se surpreender por destinos menos populares mas que podem ser uma agradável surpresa, tanto para as suas férias como para a sua carteira.

8. «Em Roma, sê romano» Fale com os locais

É normal que nos locais turísticos os preços sejam superiores em quase todos os serviços. Se o seu objetivo é conseguir umas férias mais baratas, pode começar por tentar falar com alguns locais para pedir algumas dicas e perceber onde pode encontrar os mesmos serviços mas a um preço mais em conta. Por exemplo, para encontrar um bom restaurante fora da zona turística, falar com os locais pode ser uma boa surpresa. Hoje, com a ajuda dos smartphones e acesso à internet esta tarefa está facilitada, no entanto, falar com os locais “à moda antiga” pode continuar a ser uma boa ajuda. De certeza que também saberia indicar aos turistas bons locais na sua cidade, fora da zona turística e mais em conta, por isso tente descobrir estes recantos e saia até surpreendido com algo mais típico e menos turístico.

9. Evite quartos com vista para o mar/cidade (ou melhor vista)

Se procura umas férias baratas, uma das coisas em que pode poupar bastante desde início é na vista do quarto. A não ser que esteja nos seus planos passar largas horas no quarto, a vista pode ser algo completamente dispensável para si, podendo assim poupar uma quantia considerável. Ficar alojado num tipo de quarto semelhante mas sem a vista mais requisitada pode resultar numa boa poupança.

10. Aproveite atividades/entretenimento gratuito ou dias com entradas gratuitas

Como mencionado acima, usar as bilheteiras online e procurar descontos na internet pode ser uma grande ajuda para economizar nas suas férias. Se quiser ser mais flexível nas suas opções, pode também pesquisar previamente por atividades ou entretenimento gratuito que vão ocorrer nas datas da sua viagem. Pode ainda pesquisar se há alguns dias com entradas gratuitas, por exemplo para visitar museus, podendo assim ajustar o calendário das suas atividades turísticas e poupar uma quantia que pode ser bastante considerável. Por vezes basta trocar os dias que tinha inicialmente pensado para cada atividade, de modo a fazer o mesmo mas conseguir umas férias mais baratas no final de contas, tudo com uma simples mudança.

Se tiver dificuldades em encontrar opções gratuitas, pode também considerar comprar packs de entradas. Em muitos destino turísticos é possível adquirir passes para várias atrações turísticas a um preço mais reduzido do que se comprar separadamente. Além disso, muitos desses passes incluem descontos para transportes ou outros serviços na cidade. Nestes casos, mais uma vez, se comprar online e com antecedência, é provável que consiga um preço ainda mais barato do que se comprar no local de destino.

11. Vá para fora cá dentro

Para algumas pessoas, esta pode parecer uma sugestão pouco interessante quando se trata de conseguir férias baratas. Muitas vezes quando pensamos em férias, pensamos em conhecer algo emocionante e novo, conhecer um novo país, outras culturas, gastronomia, etc. podendo ficar o nosso país para segundo plano.

Ainda assim, Portugal é um país rico e cheio de diversidade. Apesar de ser um país pequeno tem muito para descobrir e pode ser sempre considerado. Mesmo no famoso Algarve ainda há muitos recantos para conhecer, fora dos grande centros turísticos, e o melhor é que por vezes muito mais sossegados e mais em conta, precisamente por serem zonas menos requisitadas.

A costa vicentina, costa verde e costa de prata, são também ricas em praias fantásticas e surpreendentes; o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural da Arrábida são paraísos naturais com águas cristalinas; e as grandes cidades são ricas em cultura e história para conhecer. Quer as suas preferências recaiam sobre um turismo de praia, montanha, campo ou cultural, de certeza que ainda tem muito para explorar no nosso país.

Ao decidir que as suas próximas férias serão em Portugal pode acabar por conseguir uma férias baratas mas surpreendentes e enriquecedoras, percebendo ainda melhor o porquê do nosso país ser visitado por milhões de turistas.